terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do Amigo(a)

Um olhar de veludo que afaga a alma, um beijo em forma de brisa, a mão que se estende, um abraço apertado, um sorriso em jeito de meia lua.
Amizade é a outra metade de nós. Amizade são amores maiores, amores mais altos elevados à raiz do pensamento. Amizade é acender as estrelas, lavar a alma, e num terno olhar dizer - em silêncio - adoro-te. Amizade é vida, esperança, poesia, sonho partilhado, sintonia, telepatia, disponibilidade, bondade. Amizade é oferecer-te o pedaço mais bonito do céu, um naco de lua e a estrela mais linda da noite.
Amizade é um rio de ternura que nasce no peito, o azul do mar abraçado ao céu, o vermelho do sol, em fogo, ao fim do dia.
Amizade somos tu e eu que celebramos e partilhamos os nossos sucessos, os dias felizes e os outros, cinzentos. Amizade é dizer-te: vou amar-te sempre!
O Dia do Amigo é o Natal dos Afectos, a doce consoada da ternura em estado puro.
Feliz dia, noite, feliz tudo. Feliz, eu sou, muito, mais, porque te tenho. És o meu melhor tesouro, o melhor presente que a vida me deu.

Um beijo, no teu coração
Adelaide

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Natureza

Apetece-me o teu olhar de veludo verde jade. O teu sorriso meia lua. As tuas mãos nas minhas, os teus dedos nervosos a brincarem com os meus. Apetece-me mergulhar nos teus olhos como se fosses rio. Entrar na tua alma como se fosses mar. Apetece-me o teu afago que me lembra a carícia do vento ao cair da noite.
Apetece-me tanto a tua voz nos meus ouvidos neste fim de tarde, ao pôr do sol, à luz das estrelas. Apetece-me um pôr do sol contigo à beira mar para partilharmos o momento emocionante do vermelho incandescente da estrela da manhã mergulhar no azul, que de repente fica em fogo. Arde lá longe o mar e aqui a saudade. E a paixão desmedida. E o amor imensurável. Queima-me por dentro e por fora a saudade, incendeiam-se os olhos de lágrimas, quais nascentes de água cristalina a brotar da terra esventrada.
Cai a tarde, a noite, fecho os olhos para melhor sentir o teu perfume trazido pelo vento que já me deu um beijo de raspão. Sinto a sensação (impossível) dos teus dedos a entrelaçarem-se nos meus.
Sinto que esta noite está nua sem ti.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pauzinhos chineses

Em memória de Fernando Santos

Chamava-te carinhosamente "rezingão" e tu respondias da mesma forma. Como éramos tão parecidos, também no resmungar. Apesar de seres mais crescido do que eu, desde o primeiro momento comecei a tratar-te por tu. Até porque os teus cabelos brancos me inspiravam o maior respeito e carinho.
Lembro-me bem da tua resmunguice que adorava copiar. Lembro-me bem das nossas brigas porque não te entregava a tempo as folhas de produção e ainda por cima, mal preenchidas. E eu nada fazia para me emendar. Acho que por adorar a tua resmunguice carregada de carinho.
Lembro-me de todos os presentes que nos trazias de cada viagem aos Estados Unidos e dos pauzinhos chineses que me ofereceste e também à minha irmã (apesar de não ser da equipa) numa das muitas visitas à Expo-98. Estão bem guardados - também - na memória e no coração. Como tu, "rezingão" adorado.
Como sabes, detesto despedidas. E acredito que as pessoas que amo, ficam para sempre na memória e no coração. Até sempre companheiro. Acho que vou em busca de... comida chinesa.

Desabafo

Há dias assim. Em que acordo feliz porque tenho amigos aniversariantes e de repente fico a saber que um outro amigo partiu. Há dias assim. Em que celebro a vida e no mesmo instante choro uma partida.

Presentinho transatlântico

Mal a gente se conheceu, Laine falou para mim reconhecer-me como da mesma tribo. Acredito que nos reconhecemos na mesma hora e rapidamente aquela senhora recém- chegada de S. Paulo se tornou uma referência para mim. Uma dupla referência, a nível profissional e pessoal também. Em termos profissionais eu comparo Laine, sem qualquer problema, a meu "pai" profissional, meu querido Jorge Simões. Em termos pessoais também. Pela nobreza do carácter, pela grandeza da alma.
Laine Milan é uma Senhora, uma princesa do audiovisual (televisão e cinema), uma princesa na vida real. Laine é uma pessoa especialíssima, bacana, generosa, dotada de uma beleza ímpar por dentro e por fora. Laine é uma excelente profissional e tenho um enorme orgulho em ter sido dirigida por ela. Trabalhar com essa Senhora é um privilégio que um dia quero repetir. Chamar essa Senhora de minha amiga, não tem preço.
Laine está hoje de aniversário. Todas as palavras que hoje eu estou escrevendo, eu poderia ter escrito em qualquer dia do ano. Legal, né?

P.S. Amiga, escrevo para você todas essas palavras com letras redondas de carinho em português do seu país porque me pareceu melhor. Mas tenho a certeza que se escrevesse em português daqui você entenderia direito porque na riquíssima língua portuguesa de nossos dois países, tem palavras que se escrevem do mesmo jeito. A gente só pronuncia mesmo com sotaque diferente. Entre todas essas palavras destaco respeito, carinho, amizade e naturalmente saudade.
Parabéns querida amiga, por mais esse ano, também por você ser do jeito que é.
Um beijo, em meio do seu coração

Adelaide

domingo, 11 de julho de 2010

A tempo

Gosto deste momento que estou a viver. Gosto muito. Gosto de sentir que as pessoas que um dia fizeram parte da minha vida, estão de volta. Gosto tanto de recuperar momentos, memórias, afectos, pessoas.
Gosto desta sensação que se cola à pele. Sentir que estás de volta porque em tempos a missão não foi cumprida. Porque, simplesmente, não tinha que ser. Porque o destino já tinha escrito esse capitulo. Capítulo bem longo mas como valeu a pena esperar.
Há alturas na vida em que percebemos melhor o porquê de estar aqui e porque os outros são tão importantes para nós. Perceber que nunca é tarde para recuperar e fazer crescer amizades. Sentir que esta militância de afectos é partilhada num abraço que nunca apetece desfazer, na cumplicidade de um olhar que permite ler a alma e medir-lhe o tamanho imensurável.
O capítulo deste livro da vida começa agora. Escrito por várias mãos. Das minhas, saem palavras redondas de emoção para todos os meus afectos, os meus amores. Amores perfeitos dos dois lados do Atlântico. Amores perfeitos recentes, antigos... amores todos eles mais que perfeitos. Que me fazem tão feliz.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Memórias de 25 Azul

Numa altura em que viajo a velocidade de cruzeiro para os 48 e já somo 24 de profissão, gosto de pensar/escrever/ dizer/sentir que o Jorge Simões e cada um de vocês são metade da minha vida. E tenho um enorme orgulho em ter participado convosco nessa corrida atrás do sonho que é nosso, continua a ser. Por acreditar que o sonho é um bebé que vive em cada um de nós. Um bebé que nos faz acreditar num mundo melhor.
O jantar de ontem proporcionou-me várias surpresas... cada um de vocês foi a melhor de todas e todos nós juntos, fomos a melhor. Nesta excelência da qualidade, cabem ainda todos os que não estavam e queriam, todos os que não estavam e estavam... a ver-nos de um plano mais elevado. O jantar de ontem foi uma extensão da generosidade que alimenta o nosso sonho que ontem se tornou prata. O jantar de ontem permitiu-me - e acredito que a todos nós - recuperar memórias, pessoas, afectos, o melhor da vida. Porque o resto, é apenas resto.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

25 Azul

O "berço" onde "nasci" (Rádio Azul) faz hoje 25 anos. Esta noite vai ser de festa, também saudades e alegria do reencontro com pessoas que durante uma dúzia de anos fizeram parte do meu dia a dia e estão nas minhas memórias e no meu mundo de afectos.
Lembro-me ainda dos que partiram e já são muitos. Lembro-me das lágrimas travadas e dos sorrisos partilhados, e lembro-me ainda da generosidade que cada um de nós, de várias formas, imprimiu ao sonho azul.
Lembro-me particularmente de um senhor de voz bonita e um bocadinho de mau génio a quem devo 3 "coisinhas": quase tudo o que sei sobre esta profissão que continua a apaixonar-me, muitos dos valores para a vida e quase todos os palavrões que digo. O meu "pai" profissional chama-se Jorge Simões e tenho uma carrada de irmãos que nem imaginam.
Tenho um orgulho imenso neste Senhor. Também o meu melhor Amigo.
Tenho um orgulho imenso nessa grande irmandade que hoje dá pelo de Ex- Azul Rádio Azul.
Somos tantos... que um dia vivemos um imenso sonho azul e muitos de nós esta noite, vamos recordar esse sonho... Cheira-me que vai haver "lamechice" pelo meio... como diriam os meus amigos brasileiros: "Faz parte".

Nota de abertura

"Nascemos numa noite quente de verão. Viemos ao mundo para informar, animar e participar na vida da cidade. Os nossos progenitores são cidadãos profundamente empenhados na criação e desenvolvimento de serviços locais de radiodifusão que complementem o esforço global no sentido da regionalização do país. Aguardam apenas que os senhores deputados da Assembleia da República discutam e aprovem o texto final da lei de licenciamento das estações de radiodifusão.
Até lá, como profissionais de comunicação, vão desenvolver um serviço local de rádio, de acordo com as limitações provocadas pelo vácuo legal.
Nascemos numa noite quente de Verão. Rádio Azul, a cor do rio, do mar e do éter. O sonho de alguns que se transformará no prazer de muitos. Rádio Azul um bebé que se promete tornar-se criança, jovem e adulto.
O nosso primeiro serviço de notícias será às sete horas da manhã. Temas em destaque: os 130 anos do Setubalense, os chumbos das escolas de Setúbal, a Feira de Santiago, o Festival de Teatro e o Festival de Folclore das Praias do Sado. E ainda, o Grande Prémio de Ciclismo da Costa Azul.
Quanto ao tempo, más notícias. Durante a manhã o céu vai tornar-se muito nublado com possibilidades de aguaceiros na regiões norte e centro… Quer isto dizer que aqui em Setúbal, uma zona limite entre o centro e o sul, é possível que também chova. A temperatura vai descer. Estado do mar na nossa costa; mar encrespado, ondulação de noroeste".

Jorge Simões in Rádio Azul, Setúbal, 01/07/85 (06h00 A.M.)

"Nascemos numa noite quente de Verão. Penso que era assim que começava a nota de abertura do parto. Se não foi assim há 25 anos, andou lá perto. A recém anestesia a que fui submetido pode influenciar a memória, esta parte da memória, porque a outra, a importante, está asseguro-vos, intacta. Pois nascemos há 25 anos. Todos. mesmo os que pensaram que nasceram. Os que nasceram há 25 anos sabem a distinção entre ser e parecer. Peço-vos só aquele tempo infinito dos sabem do que custou nascer numa noite quente de Verão. Gostar, nascer, porque gostar é brotar de um fio de palha, é enterrar-se numa onda, gostar é carregar o éter, é despejar palavras, gostar é mais do que amar, é menos do que querer. Gostar é acima de gozar, é abaixo de possuir. Gostar é encher o pensamento, é esvaziar o corpo. Porque gostar é voar nos céus, é aterrar no infinito. Gostar é saltar muros, é cair de paixão. Gostar é partir para mundos e regressar à terra porque gostar é incendiar mares é apagar escuridões. Gostar é nascer numa noite quente de Verão. Porque gostar é azul, é arco - íris. Há 25 anos, ontem, hoje, agora, aqui. Parabéns a todos, mesmo àqueles que já cá não estão"

Jorge Simões
01/07/2010

http://www.jha.pt/RadioAzul/Nota_Abertura_25_anos.mp3