segunda-feira, 20 de junho de 2011

Letra G

Adoro golfinhos!
Gosto de gostar (da minha família, dos meus amigos) e gostava de ter aqui agora o meu amigo Gustavo. Gosto de gelados (e de uma geladinha), gaspacho, garoupa, gambas , galinha do campo e gin tónico, adoro girassóis e gerberas, o som da gaita de foles, o canto das gaivotas, gosto da “galerinha” brasileira e gostava de aterrar um dos destes dias no aeroporto de Guarulhos… Gosto dos galeões do Sado, gosto de galhofa, do trabalho do professor Galopim de Carvalho, gosto de Grândola e da “Grândola” do Zeca.
Gosto de gestos (de ternura), adoro ginjas e “ginjinha”, gostava de ser melhor a geografia e geologia, gosto de gritar gooooooooooooooooooooolo quando a selecção marca (e o meu Vitória e o meu Benfica) e tenho curiosidade em andar de gôndola.
Não gosto de guetos, guerras, gritos, geleia e gelatinas, gente ganaciosa e feia por dentro e por fora. Ufa! Acho que me esqueci de qualquer coisa… Claro, gosto muito de ser feliz!!!!!!!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Santuário gastronómico

Acabo de descobrir uma nova catedral gastronómica. Em Turcifal, Torres Vedras, a escassa meia hora de Lisboa, o restaurante Grande Escolha é um autêntico espaço sagrado de degustação de sabores portugueses. Confeccionados pelo chef António Almeida, numa cozinha aberta, que permite acompanhar a elaboração dos pratos. Até de muito, muito perto. E em dias de menor movimento, também é possível cozinhar com o chef e aprender preciosos truques.
Quem "segue" António Almeida facilmente reconhece a capacidade de transformar um simples prato da cozinha tradicional portuguesa num manjar inovador com requintada apresentação e, ainda, a valorização dos produtos regionais.
O espaço gerido pelo chef é uma combinação perfeita de "ades". Ali respira-se criatividade, autenticidade, simplicidade, generosidade. Por lá também se saboreia talento servido com simpatia e requinte. Tudo bem regado com os melhores tesouros vínicos, preferencialmente da região.
A primeira visita pode começar aqui:
http://www.camporeal.pt/pt/not%C3%ADcias-e-coment%C3%A1rios/ant%C3%B3nio-almeida-chef-grande-escolha.aspx
Depois, é obrigatório seguir em romaria. Boa viagem, bom apetite.

terça-feira, 7 de junho de 2011

"Patabéns"

O dia começou com um grande sorriso do pai. "É uma menina!!!", afirmou super feliz!. Às duas da tarde corri para o hospital para conhecer a minha irmã. Ao primeiro olhar percebi o sentido da expressão "para sempre". O primeiro choro permitiu avaliar o manancial de energia...
A casa ganhou uma nova vida e ritmos mais acelerados. Quando começou a gatinhar, explorou todos os recantos, descobriu óptimos esconderijos e por vezes perfeitas "armadilhas" de onde saiu ilesa, resgatada pela irmã mais velha. Quando deu os primeiros passos, começou uma nova fase de animação. Eram passos rápidos, seguros, ágeis...
A descoberta das palavras foi mais uma excitante aventura. O que não sabia dizer correctamente inventava, improvisava. Há expressões que ficaram para sempre na história das nossas vidas. "Ah um, ah um, ah um", "Pitápá" e... "Patabéns". Muitos mana, cheios de tudo do melhor. Muitos beijinhos