quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aquelas...

Uma amiguinha postou há pouco no Facebook que o regresso às aulas é já amanhã e veio à memória uma história com aulas. Naturalmente relacionada com a menina. No tempo em que eu e a mãe trabalhávamos na mesma produtora.
Fim de tarde e o rebuliço do costume. Telefones a tocar e uma voz que se eleva em tom de irritação. A Rita levanta-se, sempre a refilar explica que no colégio da filha se enganaram e que em vez de levarem a menina ao ballet, trouxeram-na para o local de trabalho de mãe como era hábito noutros dias.
Enquanto vai buscar a filha à recepção, a Rita vai "elogioando" as funcionárias do colégio: "aquelas parvas... aquelas cabras... aquelas vacas... aquelas (...)".
Prepara-mo-nos para receber a menina com mimo a dobrar, que vinha muito chorosa. Mal entrou, correu para os meus braços e fez-me as queixinhas todas: "Vê lá tu Adelaide, eu faltei ao ballet, por causa das senhoras do meu colégio. Enganaram-se. Vê tu... aquelas parvas, aquelas cabras, aquelas vacas, aquelas..."...
- Deixa linda - interrompi à má fila - Para compensar, vais fazer dois desenhos em folhas de papel especiais, daqueles maiores. E até tens uma mesa, enorme, só para ti...
Sentei a menina, já calminha e feliz, fui ter com a mãe a quem recomendei que da próxima vez, não elogie tanto as funcionárias do colégio, pelo menos quando a filha estiver a ouvir.

Sem comentários: