segunda-feira, 4 de junho de 2012

Absolutamente... genial!

"... todas as citações científicas estão erradas. Nada sei de biologia, garimpei termos no Google apenas para que o incrível doutor Wang  impressionasse os leitores"

Angela Dutra de Menezes 
 "O incrível geneticista chinês"

Quem será o homem de fraca figura, com uma corcunda descomunal que parece carregar todos os males do mundo e que pretende erradicar do planeta gordos e  chatos (maçadores) através da manipulação de cromossomas? É, de certeza, uma mente brilhante, elevada, mas a identidade maior do dr. Yuan Wang só será revelada no final e não vale fazer batota: as duzentas e vinte três páginas de "O incrível geneticista chinês" merecem ser saboreadas, como um vinho raro, apesar de todo o romance nos falar de ratos e teria que assim ser: os estudos sobre a humanidade requerem cobaias e a escrita ágil e deliciosa de Angela Dutra de Menezes preconiza apurada degustação!
Para além do protagonista, há outras personagens que requerem/merecem a maior atenção. Um cientista ambicioso e prepotente, eterno candidato a um imerecido Nobel, um empresário que muda a visão de vida - a ponto de considerar que a amizade vale mais que o dinheiro - e um incorrigível chato/maçador - também coscuvilheiro, racista, infeliz, complexado, politicamente incorrecto e que se acha dono da verdade - que nos relata todo o enredo. Entre um tom cínico e irónico, que desperta no leitor desejos de violência verbal e simultâneamente muitas gargalhadas. 
"O incrível geneticista chinês" é um romance e poderia ser -  espero que aconteça - um guião/roteiro de um excelente filme e - também - da genialidade da autora. Angela Dutra de Menezes experimenta com êxito uma nova abordagem na linha literária que a caracteriza, mantendo e apurando em cada frase essa arte maior de agilizar a escrita com doses brilhantes de humor e crítica. 

Biografia
Este livro é o oitavo de Angela Dutra de Menezes, autora também de "O Português que nos pariu", "Mil anos menos cinquenta", "A tecelã dos sonhos", "Santa Sofia", "O avesso do retrato",  "O Livro do Apocalipse segundo uma testemunha" e "Todos os dias da semana".  Reconhecida em Portugal e no Brasil, em terras lusitanas apenas estão à venda os dois primeiros títulos da lista. Para adquirir os restantes, poder-se-à recorrer à Livraria Saraiva (http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa?ORDEMN2=E&ESTRUTN1=&PALAVRASN1=%22O%20INCR%CDVEL%20GENETICISTA%20CHIN%CAS%22), pagando, naturalmente os portes.
Formada em Comunicação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Angela Dutra de Menezes é natural da Cidade Maravilhosa (Brasil) e começou por fazer carreira em prestigiadas publicações brasileiras (Segundo caderno de "O Globo" e Revista Veja) até que decidiu dedicar-se em exclusivo à literatura tendo sido agraciada com conceituados prémios. No ano passado, foi entronizada na Academia de Letras e Artes (Portugal).

Nota pessoal: Após a primeira leitura, "O incrível geneticista chinês" descansa do meu ávido manuseamento, junto aos livros de ficção que adoro reler. Entre Ernest Hemingway e Umberto Eco. Os génios querem-se juntos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi, Adelaide, só hoje vi esta maravilha de resenha. O q dizer? Muito, muito obrigada mesmo. Vc nem imagina o qto estou feliz. Bjs, bjs e + bjs, Angela Dutra de Menezes

Adelaide Coelho disse...

Beijo querida1 E por favor, não páres de escrever!