quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Maus disfarces

A falsa humildade fica tão bem como porcaria de cão na via pública. Mesmo assim, há quem goste de falar de humildade e até dar lições de moral. E se uma das coisas fica mal, as duas soam muito pior. Quem só fala de humildade para o que mais convém não tem moralidade. Quem faz as coisas por bem, prefere ficar no anonimato. Quem quer ter razão à força, às vezes nem assim consegue. Os regimes totalitários caem mais facilmente quando pela força bruta querem ter seguidores. Os ditadores, só o são por terem o apoio de uns quantos seres limitados - e às vezes a raiar todos os patamares da imbecibilidade, - outros que não percebem e nada fazem por isso e ainda os acomodados que receiam perder as cadeirinhas conquistadas pela graxa e pela submissão.
A dignidade é por uns e outros ignorada, banida. Por mais voltas que se dê, dignidade não combina com falsa humildade e falta de moralidade. É por isso que certos ranhosos disfarçados do que mais lhes convém, gostam tanto de enaltecer a humildade e acabam por mostrar a verdadeira dimensão da arrogância. Por acharem que o dinheiro compra tudo, incluindo afectos, respeitabilidade e máscaras para todo o ano. Vão - se safando com a compra das máscaras, que também podem ser de pseudo afecto. Mas os afectos não se compram, não se vendem. E a respeitabilidade que gente de má indole com máscaras de malta porreira julga ter conquistado, não passa de medo mal disfarçado. Quem vende a alma por um euro - na mira de outros lucros - considerará oportuno e até de muito bom tom, fazer vénias, ajoelhar e deixar-se pisar, como se fosse um tapete.
De facto, certos merdosos que se julgam senhores, só porque ventos de sorte permitiram que a carteira finalmente servisse para ter dinheiro - e dinheiro que se pode gastar - para comprar muitas máscaras... também de hipocrisia! E já agora, para o disfarce ser perfeito, dá jeito também comprar manuais de boas maneiras, os mais básicos sobre diplomacia já que querem tanto aprender. Também podem disfarçar a má formação enquanto seres humanos, começando a beber chá, até porque existem chás bastante caros, permitindo também a ostentação do novo riquismo.
Pois, não falta onde gastar dinheiro. Faltará sempre boa educação, gratidão, sentido de justiça, dignidade, generosidade e respeitabilidade a sério. São qualidades que apesar do muito dinheiro, só podem exibidas com máscaras e maquilhagens... que mesmo da melhor qualidade, felizmente, não duram sempre!
Também há dias em que as almas não estão à venda...

Sem comentários: