domingo, 22 de julho de 2007

Coração de menino

O sorriso do Abílio permite avaliar o coração grande, tão grande, que tem sempre espaço para mais alguém se instalar confortavelmente. O brilho dos olhos é o reflexo da alma, as palavras do Abílio são poemas de rima fácil com afecto, os abraços e os beijos são castos e de muito açúcar, de um doce especial que só engorda - saudavelmente - a auto estima.
Já não me recordo há quanto tempo o Abílio passou a fazer parte do meu mundo de afectos. Sinto que o conheço desde sempre, sinto que gosto dele desde que o conheci. O Abílio é um homem de família e o perfeito exemplo de que as famílias não são apenas feitas de genes, cromossomas e adn's semelhantes, são também - e muito - de afectos. O Abílio é um avôzinho, um tio muito especial que todos nós gostamos de sentir também nosso, o amigo de todos os dias. O Abílio é um senhor crescido e tem a generosidade de um menino, é um ser humano encantador que ajuda a acreditar num mundo melhor.
Conheço bem uma equipa onde o Abílio "adoptou" "quarentinhos", "trintinhos" e "vintinhos". Todos os dias, ao fim do dia, quando o Abílio chega, traz docinhos, bolinhos e muitos miminhos. Quando alguém faz anos, o Abílio traz bolos especiais de aniversário.
Por convicção, o Abílio é uma águia que nos pousa suavemente também na alma. Por convicção também, o Abílio tem um coração vermelho de vida e de solidariedade que bate mais apressadito quando joga o Glorioso. Este Amigo é um militante dos afectos e das outras causas nobres.
O olhar entornado de ternura de Maria Luísa espelha bem a cumplicidade, o respeito e o amor que os une. Um mesmo olhar que se descobre em cada membro da família que já vai na terceira geração; família de que fazem parte também, pela generosidade imensa do Abílio, os "quarentinhos", os "trintinhos" e os "vintinhos" que ele sabe tão bem mimar. E eu comovo-me de ternura e felicidade por ser uma das "quarentinhas" que a bondade do Abílio escolheu.

Sem comentários: