sexta-feira, 6 de julho de 2007

Veleidades

Uma conhecida cantora afirmou recentemente num programa de televisão ir actuar, num determinado dia, na Margem Sul. Se eu fosse fã da rapariga, teria decerto ficado aborrecida pelo facto de ela não ter especificado o local da Margem Sul. Para quem desconhece a dimensão da Margem Sul, lá ficou a ideia que a cantora ia actuar em alguma aldeia, ou pequena cidade. Mas a Margem Sul está longe de ser apenas uma cidade e muito menos um aldeia, apesar de um ministro também já lhe ter chamado um deserto. A Margem Sul é a designação genérica da vasta zona ocupada pelos nove concelhos da Península de Setúbal; Almada, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Palmela, Barreiro, Montijo, Moita e Alcochete. Estes nove concelhos são compostos 58 freguesias sendo de longe o Seixal o líder incontestado na animação de Verão com festas, festinhas e arraiais. E porque os outros não se ficam atrás, há festa durante todo o Verão. Por isso, se eu fosse fã da tal cantora, teria ficado muito, mas mesmo muito aborrecida, pelo facto da rapariga ter dito que ia actuar na Margem Sul.
Esta cantora acaba por ser o espelho e o pior exemplo do que pensam os lisboetas e habitantes de concelhos vizinhos sobre a Margem Sul. Para eles a Margem Sul é uma cidade e se calhar a principal freguesia é a Costa da Caparica. De Setúbal, capital do distrito, pensam que tem duas ruas, a dos bares e a dos restaurantes de "peixe assado", e toda a gente acha também que Tróia é uma freguesia do concelho sadino. E afinal, não é bem assim. A Costa da Caparica é uma das onze freguesias do concelho de Almada, em Setúbal há muitas ruas sendo que a Avenida Luisa Todi é de facto a mais conhecida em termos turísticos, e Tróia, pertence ao concelho de Grândola.
E aqui na chamada Margem Sul dos lisboetas, também há história, há património, há castelos medievais e fortalezas seiscentistas, aqui nasceram e viveram gentes ilustres e que fazem parte da história, da música, do teatro, da poesia, da literatura... Na Margem Sul existe uma excelente gastronomia, excelentes vinhos e queijos, praias, museus, e três zonas protegidas; o Parque Natural da Arrábida (ultimo refúgio de inúmeras e únicas espécies europeias), a Reserva Natural do Estuário do Sado onde nada a maior comunidade de roazes - corvineiros (golfinhos) conhecida na Europa, e a Reserva Natural do Estuário do Tejo onde nidifica a mais expressiva comunidade de flamingos. Pois é... não se pode pedir a toda a gente que conheça bem esta região e nem a autora destas linhas pretende criar aqui um mini - site sobre a Margem Sul; antes lembrar que aqui existem "coisas muito boas" que podem ser usufruídas por todos. Até as áreas protegidas, com alguns cuidados.
E por ter um conhecimento razoável desta região, a autora destas linhas pode garantir que por aqui também não existe um deserto, como um ministro afirmou. Também do rol de espécies protegidas só fazem parte os flamingos e os roazes corvineiros. Camelos, não temos, e coliformes, já dificilmente dão à costa no estado original, porque são previamente tratados nas Etar's.

Sem comentários: