sexta-feira, 13 de julho de 2007

O poeta mais desejado...

No primeiro dia de aulas, a professora de português avisou: "Temos um programa muito extenso para dar. Se o cumprirmos podemos dar também Fernando Pessoa! Que lhes parece?"
Pareceu-nos muito bem. Tão bem que não faltávamos às aulas, tão bem que até nos portávamos bem, tão bem que no meio da matéria chata era frequente dizer: "Tudo isto por Fernando Pessoa".
E até começámos a ler meses antes... Devorávamos Fernando Pessoa e os heterónimos... Na recta final do ano lectivo, já conseguíamos reservar uns minutinhos de cada aula para falar... adivinhem. E era tão fácil falar de Fernando Pessoa com a professora, pouco mais velha do nós, e completamente seduzida pela obra do poeta.
Também costumava dizer-me o quanto é importante escrever. "Adelaide, nunca se deve deixar de escrever". E essa foi a sugestão mais fácil de aceitar em toda a minha vida.
Obrigada Guida, pelas preciosas lições de português, pelo incentivo à escrita, pela paciência e por me ter ajudado a descobrir tantos poetas e a compreender Fernando Pessoa.
Um beijo

Sem comentários: