segunda-feira, 16 de julho de 2007

Produtos contrafeitos...

Durante o Especial Eleições da Sic ficou-se a saber que na noite de domingo, muitos velhinhos foram ao Hotel Altis porque fazia parte - sabe-se lá porquê - do percurso de uma excursão. Velhinhos que vieram de várias zonas do país, em excursões a Lisboa e arredores. E enquanto uns diziam que não sabiam porque estavam ali, outros, poucos, provavelmente mais lúcidos e mais atentos ou melhor ensinados, também disseram que tinham vindo em autocarros do partido...
Vamos imaginar que apesar do percurso longo, não houve tempo para explicar a todos os velhinhos porque é que tinham que ir ao hotel em causa. Também se pode imaginar que muitos dos velhinhos, sedentos de festa e passeio à borla (que de outra forma não poderiam usufruir com a magra reforma), não se tenham preocupado com todos os pormenores do percurso. E como o hotel já citado ainda não faz parte de nenhum roteiro oficial de "sete maravilhas de qualquer coisa", também se pode imaginar que os promotores das excursões tomaram bebidas contrafeitas, em vez dos nectares milagrosos que dão asas e outras coisas (boas) mais. Alguém andou a tomar umas coisas contrafeitas que dão ideias "coliformicas" e isso é um bocadinho preocupante... São momentos que lembram os tempos (de má memória) do salazarismo em que se ia ("espontaneamente sob ameaça" ) de bandeiras e pétalas de flores saudar as figuras do regime; São momentos que lembram a subserviência e o medo gratuitos desses tempos cinzentos em que o melhor, à cautela, era agradar, mesmo que o agrado fosse sinónimo de ridiculo. São também momentos que ajudam a confirmar que a democracia em Portugal, para alguns, continua sonolenta, preguiçosa e muito "Maria vai com as outras". Também quero acreditar que o nobre Costa, que ainda nem teve tempo para explorar as muralhas do Castelo, também está envergonhado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aqui está o comentário de alguém que não podia deixar de reparar em mais uma pérola da lusa democracia, desta feita em versão PS. Haja memória! Beijos.