quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Memórias de Sesimbra


"... O pescador de Sesimbra , que vai às vezes muito longe, não conhece a agulha de marear. Regula-se pelas estrelas e pela malha encarnada da Serra. Lá fora, quando vêm o cabo ao nível da água, dizem que estão no mar do cado raso, e, quando o farol desaparece, estão no mar do cabo feito. Conhecem a costa a palmo: o mar novo que dá o peixe - espada, o mar da regueira, que dá a pescada, o mar da cornaca, que dá o goraz e o cachucho, eo do rapapoitas, que dá os grandes pargos, conhecidos por pargos do morro.
Este homem é instinto comunista. Se um adoece, os outros ganham-lhe o pão: recebe o seu quinhão inteiro. Se morre, sustentam-lhe a viúva e os filhos, entregando-lhe o ganho que ele tinha em vida. Dão ao hospital e ao asilo uma parte do pescado. Toda a gente tem direito a ir ao mar - toda a gente tem direito à vida. Vai quem aparece, desde que seja marítimo. Acontece que o barco leva hoje quarenta homens e leva vinta amanhã... O produto das artes é dividio em quinhões iguais pela companha. A pesca do anzol é uma cooperativa, e a barca quase sempre dos pescadores.
... Momento único. Momento em que o branco desmaia e em que a luz do luar e a luz do sol se entranham e misturam. O grande manto branco escorre sobre as águas e já o nascente lhe ilumina a esteira mágica, que estremece toda. olho para o céu: no céu, azul às enxurradas, lavando-o do luar. Aumenta e alastra a claridade. A lua teima, caem jorros brancos que não cessam, mas o nascente, num triunfo, enche tudo de luz. Os grandes morros emergem da tinta azul como colossos ensaguentados. Mais fragas além - toda a costa recortada. Cabos enormes e maciços e ao longe o Pombeiro entrando de rompante pela água dentro. Panorama a vermelho. O sol escorre sobre as palhetas do grande manto branco, que vibram como se fossem levantar voo. E todo esse luar magnético e branco ao mesmo tempo que estremece e reluz, doira. Doira um instante e morre..."


Raúl Brandão in "Os pescadores"

Foto Edição F. Lopes
(venda de peixe na antiga Lota)

Sem comentários: